fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

Câimbra: como evitar e o que fazer quando sentir?

A câimbra é uma contração involuntária, rápida e dolorosa que pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum nas pernas, pés e mãos. A sua duração não costuma ser longa, durando em média 10 minutos e geralmente não está associada a nenhum problema grave de saúde, o que não costuma preocupar os médicos e pacientes.

Entretanto, as câimbras também podem acabar acontecendo durante a gravidez ou decorrente a algumas complicações de saúde, como: falta de minerais, diabetes, miopatia, doenças de fígado e outras.

Então se porventura você notar que as câimbras estão persistentes, com aparição mais de uma vez ao dia e as crises com duração de mais de 10 minutos, o recomendado é que você procure um clínico geral para que você possa ser examinado(a) e a causa da câimbra seja identificada.

E se você quiser saber como evitar o aparecimento das câimbras e o que pode ser feito quando começar a sentir, basta continuar a leitura desse post. Vem com a gente! ????

Como evitar o aparecimento de câimbra

Como evitar o aparecimento de câimbra

É importante ressaltar que a câimbra não tem cura. Porém, há alguns cuidados diários que você pode tomar para evitar o seu aparecimento e prevenir a repetição das crises. Veja abaixo quais são:

  • Hidrate-se corretamente: crie o hábito de tomar bastante líquido ao longo do dia, especialmente antes de praticar exercícios físicos. Dessa forma, você manterá seus músculos hidratados e assim eles terão mais facilidade para contrair e relaxar;
  • Faça exercícios de alongamento: o alongamento deve ser feito antes e depois de praticar qualquer atividade física mais prolongada. Caso as câimbras apareçam durante a noite, faça os alongamentos antes de se deitar;
  • Tenha uma alimentação balanceada: ter uma alimentação balanceada, rica em frutas e vegetais, irá garantir que o seu organismo terá as vitaminas e sais minerais que ele precisa para funcionar corretamente, incluindo os músculos.

O que fazer quando sentir

Embora as crises não costumem ser duradouras, o incômodo das câimbras são intensos e muitas das vezes é necessário que os pacientes tomem algumas medidas para aliviá-las. Mas lembre-se: remédios analgésicos e anti-inflamatórios não demonstram nenhuma efetividade para isso.

Veja quais são as medidas que você deve tomar durante as crises de câimbras:

  • Alongamento e massagem: quando estiver sentindo câimbra, você deve alongar o músculo em espasmo e massagear a área afetada em movimentos circulares a fim de promover o relaxamento e aliviar a dor. Caso a câimbra seja na perna, uma outra dica importante é ficar em pé e colocar peso sobre a perna acometida. Se porventura você não conseguir ficar em pé, sente-se estique a perna e, com o auxílio das mãos, puxe o pé para trás;
  • Aplicação de calor no local: uma vez que o aumento da temperatura promoverá o relaxamento dos músculos, essa é mais uma dica valiosa para o alívio das câimbras.

E aí, conseguiu compreender como aliviar as crises de câimbras e o que você deve fazer quando sentí-las? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

Ah, e se quiser marcar uma consulta médica para acompanhamento do seu caso, não deixe de conhecer o app Sarar. Através dele você garante praticidade, segurança e facilidade escolher excelentes profissionais e o melhor: com um custo x benefício incrível. Clique aqui e saiba mais!

Te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas de saúde e bem-estar. Até a próxima!