fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

Otalgia: o que é, quais são as causas e qual médico procurar

A otalgia é um termo designado para referir-se a dor de ouvido. Sendo geralmente causada por uma infecção, ela é mais comum de manifestar em crianças e os seus sintomas podem ir desde a dor de ouvido, até a febre, inchaço e em alguns casos perda de audição no ouvido afetado.

Criamos esse post para que você fique por dentro do que se trata a otalgia, além das suas causas e qual é a especialidade médica recomendada para tratar esta doença. Confira a seguir!

O que é otalgia e quais são suas causas e sintomas?

Como foi dito anteriormente, a otalgia é o termo utilizado para designar a dor de ouvido. Sendo mais comuns em crianças, a sua principal causa é infecciosa, porém, também é possível que ela se manifeste através de alterações de pressão, lesões no canal auditivo ou acúmulo de cera.

O primeiro e principal sintoma costuma ser uma dor de ouvido que pode ser leve, moderada ou intensa, que pode ou não ser acompanhada de outros sintomas, como: febre, inchaço no local e até mesmo a perda de audição no ouvido afetado.

Qual especialidade médica procurar?

otalgia

Se o paciente perceber a presença de um destes sintomas, é importante que ele procure um médico para ser examinado e para que o melhor tratamento seja iniciado. Em caso de otalgia (dor de ouvido), o especialista mais indicado para acompanhamento do caso é o otorrinolaringologista.

Caso você queira encontrar um bom profissional para lhe atender, não deixe de acessar o app Sarar. Através dele você garante segurança e praticidade para encontrar os profissionais e para a marcação de suas consultas. Ah, e o melhor disso tudo: com um excelente custo x benefício. Clique aqui e conheça!

Em que consiste o tratamento?

O tratamento da otalgia está totalmente ligado à sua causa. Se porventura estiver ligado a uma infecção, é provável que o médico prescreva um antibiótico (oral e/ou gotas auriculares). Em caso de outras causas, os sintomas poderão ser tratados através de analgésicos e anti-inflamatórios, além de soluções em gotas que irão ajudar a remover a cera.

Se a sua dor de ouvido estiver relacionada a pressão, uma boa dica pode ser mascar chicletes ou bocejar. E em caso de disfunção temporomandibular, pode ser que seja necessário a realização de sessões de fisioterapia, massagens no músculo da face e o uso de placa de acrílico durante a noite.

Entretanto, é muito importante lembrar que independente dos sintomas estarem leves, moderados ou graves, você nunca deve se automedicar. Confie no tratamento indicado pelo profissional e sempre que for necessário retorne a uma emergência para outra avaliação clínica.

Esperamos que você tenha conseguido compreender o que se trata a otalgia e no que consiste o seu tratamento. Em caso de dúvidas referente a este assunto, não deixe de comentar aqui que nós te esclarecemos.

No mais, caso queira mais dicas e informações a respeito da saúde e bem-estar, continue acompanhando o nosso blog. Nos próximos dias divulgaremos outros posts e te esperamos por aqui. Até a próxima!