Entender qual é o seu tipo sanguíneo é muito importante para que você saiba de qual tipo você pode receber e para qual tipo você pode doar. Para isso, há algumas formas de testagem: exame de sangue (tipagem sanguínea), doação de sangue ou através da consulta em exames anteriores que tenham essa informação, como o teste de tipagem sanguínea do recém-nascido, que é realizado junto ao teste do pezinho.
Nesse post iremos te explicar como é realizado cada um destes exames, e ainda te passaremos outras informações a respeito dos tipos sanguíneos para que você possa ficar por dentro da importância desse tema. Veja abaixo:
Entenda como saber qual é o seu tipo sanguíneo
Como foi dito anteriormente, há alguns exames que são capazes de detectar o seu tipo sanguíneo. Confira:
Exame de tipagem sanguínea
O exame de sangue específico para determinar o tipo sanguíneo é chamado de tipagem sanguínea. Para realizá-lo, basta dirigir-se a um hospital ou laboratório de exames ambulatoriais, sem ser necessária nenhuma preparação prévia.
O preço costuma variar entre R$ 10,00 e R$ 25,00 e pode ser realizado por qualquer pessoa, sendo muito pedido para gestantes durante as consultas no pré-natal.
Doação de sangue
Outra forma de descobrir o seu tipo sanguíneo é através da doação de sangue. Para realizá-la, você deve dirigir-se a uma das unidades de coleta de sangue, como hemocentros e centros de hematologia, e enquadrar-se nos pré-requisitos solicitados (ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50kg são um deles).
Resultado da tipagem sanguínea do recém-nascido
O teste de tipagem sanguínea do recém-nascido é um dos exames que o bebê faz assim que nasce e a sua função é especificadamente determinar qual é o tipo sanguíneo da criança. Essa informação fica registrada na maternidade, dentro do prontuário do recém-nascido. Além disso, o resultado também é entregue em uma caderneta aos seus pais.
Qual é a importância de saber o meu tipo sanguíneo?
Saber qual é o tipo sanguíneo é especialmente importante para as mulheres grávidas. Isso porque se a mãe for Rh- e o pai da criança for Rh+, a criança tem grandes chances de ser Rh+ e, nesses casos, a gestante precisará receber um medicamento específico para garantir que o corpo não irá formar anticorpos que podem acabar atacando as células sanguíneas do bebê.
Além disso, saber o seu tipo sanguíneo vai garantir que você entenda quais tipos de sangue são compatíveis para garantir que você não irá receber um tipo que não condiz com o seu, fato que pode acabar desencadeando uma resposta imune perigosa, e, em alguns casos, até mesmo fatal.
E aí, conseguiu compreender as principais informações a respeito da importância e de como é possível saber qual é o seu tipo sanguíneo? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este tema, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
E para mais informações e dicas de saúde, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog. Nos próximos dias divulgaremos outros posts e nós te esperamos por aqui. Até a próxima!