Quando sentimos alguma indisposição física, como por exemplo uma dor de cabeça ou enjoo, o comum é irmos ao médico para averiguar o que está acontecendo. E em relação aos sintomas emocionais, o esperado é que façamos o mesmo. E a especialidade que cuida da nossa saúde física é o psiquiatra.
Mas há dois motivos que dificultam a nossa ida ao psiquiatra: a primeira delas é o receio que grande parte das pessoas tem com a ida nessa especialidade e a segunda é a dificuldade de identificar quando é a hora de procurá-lo.
Iremos listar nesse post quais são as situações em que a ida ao psiquiatra se torna necessária para que você possa constatar se precisa ou não procurar um médico psiquiatra para te ajudar. Confira a seguir.
Sintomas que indicam que você precisa agendar a consulta com um psiquiatra
O psiquiatra é uma especialidade muito importante para a sua saúde mental. Entretanto, não são todas as pessoas que sabem qual é a hora certa de procurá-lo, dificultando o diagnóstico e o tratamento correto das doenças como: depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Veja abaixo os principais sintomas que indicam a necessidade da marcação de uma consulta psiquiátrica:
Mudanças de humor frequente
Ficar chateado(a) com um feedback negativo vindo do seu chefe ou com a nota baixa na faculdade são situações normais e esperadas. No entanto, caso você perceba que as suas reações a esses eventos estão desproporcionais, que você tem dificuldade para controlar a sua raiva e/ou suas emoções ou que você fica triste sem motivo aparente, certamente são razões para ligar o seu pisca alerta e para procurar um psiquiatra.
Dificuldade para dormir
Todo mundo enfrenta ao menos uma vez na vida dificuldade para dormir. Isso não costuma ser muito preocupante, mas, quando a crise de insônia se torna constante e passa a prejudicar o seu desempenho nas atividades diárias, é hora de buscar ajuda profissional para entender o que está acontecendo.
Alterações no apetite
O mesmo acontece com os distúrbios alimentares. Se porventura você apresenta alguma compulsão alimentar ou episódios de falta de apetite, não deixe de consultar com um psiquiatra para que ele possa avaliar se há alguma ligação com doenças psíquicas que apresentam esse sintoma, como: ansiedade e depressão.
Dificuldade para deixar algum vício de lado
Mais um motivo que justifica a marcação de uma consulta com o psiquiatra é a dificuldade de deixar algum vício de lado, como: beber, fumar ou usar drogas. E isso se justifica porque as pessoas tendem a usar desses hábitos como válvula de escape para fugir de outros problemas que podem ser superados através de uma ajuda especializada.
Saiba o que esperar da consulta com psiquiatra
Agora que você já sabe quando procurar este especialista, vamos te contar o que deve esperar da primeira consulta com psiquiatra para que você se prepare para essa experiência que sem dúvida alguma será muito válida para melhorar seu bem-estar e saúde.
O primeiro passo é entender que sua sinceridade fará toda a diferença para o diagnóstico e tratamento assertivo. Portanto, ao chegar na consulta, lembre-se de falar sobre suas queixas de maneira bastante transparente e verdadeira para que o médico consiga te auxiliar da melhor maneira possível.
Outra questão importante é sobre a duração da primeira consulta psiquiátrica. É provável que ela dure entre 1h a 2h, pois o médico precisará do tempo necessário para realizar a anamnese (um tipo de entrevista que realiza o levantamento de dados do paciente).
Durante este bate-papo inicial, o profissional irá entender as suas queixas e poderá solicitar exames variados para complementar a investigação. Neste caso, ele poderá já agendar o retorno do paciente e, quando não há a necessidade de exames complementares, ele pode já fechar o diagnóstico e passar as orientações o paciente.
E aí, conseguiu entender quais são os sintomas que levam a marcação de uma consulta psiquiátrica? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
E se você quiser encontrar um bom médico psiquiatra para te acompanhar, não deixe de acessar o app Sarar. Por lá você irá encontrar profissionais capacitados com um excelente custo x benefício. Clique aqui e conheça!
Te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas de saúde e bem-estar. Até a próxima!