fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

Como evitar infarto: veja 7 hábitos que podem te salvar deste problema!

As doenças cardiovasculares, como o infarto e AVC, são umas das principais causas de mortes no mundo e, embora alguns fatores de risco como a idade, histórico familiar ou sexo não possam ser alterados, há alguns hábitos que contribuem bastante para a prevenção desses tipos de problemas. E é justamente sobre esses hábitos preventivos que falaremos hoje. Então se você quer saber como evitar infarto, basta continuar a leitura desse post!

7 hábitos de como evitar infarto

Como foi dito anteriormente, há alguns fatores de predisposição para infarto, AVC e outras doenças cardiovasculares que não podem ser alterados ou evitados. Contudo, se estes fatores forem associados a hábitos de vida saudáveis, suas chances de ter alguma doença cardiovascular é consideravelmente menor.

Veja quais são os 7 hábitos que você deve adotar para evitar infarto:

1. Faça exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios, cerca de 30 a 60 minutos, 2 a 3 vezes por semana, irá te ajudar a reduzir o risco de pressão arterial alta, colesterol e/ou diabetes, além de auxiliar no controle de peso e na circulação sanguínea, fatores que afetam diretamente em como evitar infarto.

2. Beba álcool com moderação

O consumo exagerado de álcool e, principalmente a longo prazo, pode acabar acarretando malefícios para o coração, como o desenvolvimento de hipertensão, insuficiência cardíaca, derrame ou infarto.

Portanto, não ultrapasse o aceitável de ingestão diária que é até 2 copos de 100ml para homens e 1 copo de 100ml para mulheres, especialmente de vinho tinto e preferencialmente peça ao seu médico para avaliar o seu organismo e te passar uma resposta mais assertiva da quantidade aceitável e das bebidas que você pode ingerir.

3. Mantenha o seu peso ideal

O excesso de peso está muito associado à pressão arterial elevada, colesterol alto ou diabetes, condições que aumentam consideravelmente o risco de infarto. Pensando nisso, lembre-se de manter o seu peso ideal para garantir que sua saúde não seja prejudicada.

4. Controle a pressão arterial, o colesterol e a diabetes

A pressão arterial e/ou colesterol elevados e a diabetes são condições bastante favorecedoras para o desenvolvimento de infarto, AVC ou insuficiência cardíaca. Pensando nisso, é muito importante que você mantenha os níveis dentro do padrão de referência e faça o acompanhamento médico regular para que estes sejam avaliados periodicamente.

Para pacientes já hipertensos, com colesterol alto ou diabetes, é necessário que façam um controle mais rigoroso e que o tratamento seja seguido à risca (com medicações e plano alimentar) para que o risco de infarto não seja aumentado.

5. Tenha uma alimentação saudável

O consumo exagerado de gordura saturada ou gordura trans é muito prejudicial à saúde e aumenta consideravelmente o risco de infarto, AVC ou aterosclerose.

Portanto, é importante evitar o consumo de:

  • Carnes vermelhas,
  • Queijos gordos;
  • Molhos;
  • Embutidos;
  • Frituras;
  • Doces;
  • Refrigerantes;
  • Temperos;
  • Margarinas

E, por outro lado, aumentar o consumo de:

  • Frutas;
  • Vegetais;
  • Peixes;
  • Nozes;
  • Azeite de oliva;
  • Soja;
  • Entre outros

6. Não fume e evite lugares com excesso de fumaça

Esse é sem dúvidas um dos fatores cruciais para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares. Isso porque alguns produtos químicos do tabaco prejudicam consideravelmente o coração e os vasos sanguíneos, acometendo o estreitamento de artérias e provocando um infarto.

Portanto, se você quer ter mais saúde e evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, não fume!

7. Durma bem e controle o estresse

Por fim, mas não menos importante, durma bem e controle o seu estresse. Afinal, pessoas que não têm o sono em dia possuem maior chance de desenvolver a obesidade, hipertensão arterial, infarte, diabetes e depressão.

Por outro lado, pessoas estressadas fazem com que o coração precise bater mais rápido, aumentando o número de batimentos cardíacos por minuto e fazendo com que as artérias fiquem mais duras e o fluxo de sangue reduzido.

E aí, conseguiu compreender como evitar o infarto e quais são os hábitos que se deve ter? Esperamos que sim! Agora é hora de colocá-los em prática para uma vida mais saudável. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

Ah, e se quiser marcar consultas médicas para um check-up da sua saúde, não deixe de acessar o app Sarar. Por ele você garante facilidade, segurança e economia durante a escolha dos profissionais. Clique aqui e conheça os nossos serviços.

No mais, te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas de saúde e bem-estar. Até a próxima!