A candidíase em bebê, popularmente conhecida como sapinho, refere-se a uma infecção na boca causada pelo fungo Candida albicans. O seu principal sintoma é o aparecimento de pontinhos ou placas brancas na boca do bebê, que por vezes são confundidas com restos de leite e sua causa é muito associada à baixa imunidade.
Mas afinal, o que realmente se justifica o aparecimento da doença? Quais são os tratamentos? É sobre isso que falaremos nesse post. Confira a seguir.
Sintomas da candidíase em bebê
Como foi dito anteriormente, o principal sintoma da candidíase em bebê é o surgimento de pontinhos brancos ou placas na boca do bebê. Entretanto, essa condição pode vir acompanhada de outros sintomas. São eles:
- Pontinhos brancos ou placas brancas na boca do bebê;
- Choro constante;
- Febre acima dos 38ºC;
- Dificuldade para engolir;
- Inchaço na garganta;
- E, em alguns casos, dor.
Principais causas
A candidíase no bebê, que é causado pelo fungo Candida albicans, pode ser transmitida no momento do parto quando o bebê passa pelo canal vaginal. Porém, a causa mais comum da doença está associada ao contato com chupetas e/ou mamadeiras contaminados com o fungo.
Além disso, se o bebê estiver sendo amamentado e a mãe ou o bebê estiverem tomando antibiótico, a chance de proliferação do fungo é maior.
Tratamentos para sapinho
O tratamento da candidíase em bebê consiste no uso de antifúngico em forma de líquido, creme ou gel na região infectada.
Entretanto, antes de iniciar qualquer tratamento, lembre-se que a avaliação médica é de extrema importância. Para isso, não deixe de marcar uma consulta para seu filho para que o profissional possa examiná-lo e indicar o tratamento mais eficaz.
Através do app Sarar você encontra diversas especialidades médicas com rapidez e segurança e ainda garante até 70% de desconto no valor das consultas. Clique aqui e saiba mais sobre os nossos serviços.
Como evitar a candidíase em bebê
Para evitar o surgimento da candidíase no bebê é indispensável que você tome alguns cuidados. São eles:
- Esteja sempre com as mãos limpas antes de mexer com o bebê;
- Não beije na boca dele;
- Esterilize as chupetas, mamadeiras e talheres;
- No caso dos bebês durante a amamentação, aplique cremes antifúngicos nos mamilos conforme orientação médica.
Bom, esperamos que você possa ter entendido quais são os principais sintomas, causas e tratamentos da candidíase em bebê. Mas se tiver ficado com alguma dúvida referente a este tema, basta comentar aqui que te esclarecemos.
No mais, te aguardamos por aqui em nosso blog para mais dicas a respeito de saúde e bem-estar. Até a próxima!