A gripe, resfriado e COVID-19 são três doenças distintas que afetam o trato respiratório e, embora possuam sintomas bem semelhantes, são causados por agentes diferentes. Mas afinal… Como diferenciá-las para chegar a um diagnóstico final? Qual tratamento devo seguir? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira abaixo!
O que é a COVID-19?
Causada pelo vírus SARS-CoV-2, a COVID-19 é pertencente à família dos coronavírus e tornou-se uma pandemia em março de 2020 devido ao seu alto grau de contágio. Os principais sintomas são: febre, tosse seca e dificuldade respiratória.
A incubação (período entre o contágio e surgimento dos primeiros sintomas) acontece em até 14 dias e a sua transmissão ocorre principalmente através do contato com o doente que, ao espirrar ou tossir, elimina gotículas que podem contaminar outras pessoas e objetos.
O que é a gripe?
Causada pelo vírus da família Orthomyxoviridae (da qual fazem parte os vírus Influenza A, B e C), a gripe também é transmitida através do contato com o doente, quando ele tosse ou espirra, ou através do contato com a sua saliva, secreções nasais e fezes de animais contaminados.
Seu período de incubação é de um a quatro dias e os principais sintomas são: febre, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, tosse, fadiga, mal-estar e calafrios.
O que é o resfriado?
Causado principalmente pelo rinovírus, o resfriado possui sintomas brandos e seu período de incubação pode variar de um a nove dias. Dentre os sintomas, podemos destacar: coriza e obstrução nasal.
Quais são as diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado?
Como foi dito anteriormente, os sintomas dessas doenças são bem semelhantes. Mas há também algumas diferenças que permitem que o médico possa determinar qual é a doença do paciente sem ser necessário a realização de exames laboratoriais.
Por exemplo, no caso da COVID-19, em alguns casos há a presença de sintomas específicos, como a falta de ar e dificuldade respiratória.
Veja qual é a probabilidade de os sintomas aparecerem nas doenças:
- Febre: comum para coronavírus, raro para resfriado, comum para gripe
- Cansaço: eventualmente para coronavírus, eventualmente para resfriado, comum para gripe
- Tosse: comum para coronavírus (geralmente seca), leve para resfriado, comum para gripe
- Espirros: raro para coronavírus, comum para resfriado, raro para gripe
- Dores no corpo e mal-estar: eventualmente para coronavírus, comum para resfriado, comum para gripe
- Coriza ou nariz entupido: raro para coronavírus, comum para resfriado, eventualmente para gripe
- Dor de garganta: eventualmente para coronavírus, comum para resfriado, eventualmente para gripe
- Diarreia: raro para coronavírus, raro para resfriado, eventualmente para gripe (especialmente em crianças)
- Dor de cabeça: eventualmente para coronavírus, raro para resfriado, comum para gripe
- Falta de ar: eventualmente para coronavírus (especialmente em casos mais graves), raro para resfriado, raro para gripes
E aí, conseguiu compreender quais são as principais diferenças entre a gripe, resfriado e COVID-19? Esperamos que sim. Caso surja alguma dúvida sobre esse assunto, basta comentar aqui que te esclarecemos.
Ah, e se quiser mais informações a respeito de saúde e bem-estar, é só continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui!