Você é capaz de diferenciar as características da Dengue, Zika e Chikungunya? Em comum, todas são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, visualmente reconhecido por ter em média menos de 1 centímetro de tamanho, escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo.
Perigosas e podendo levar à morte, a Dengue provoca febre aguda. A grande maioria dos pacientes se recupera, mas uma pequena parte progride para doença grave. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.
O Zica vírus ficou conhecido em todo o país ao provocar o nascimento de bebês com microcefalia (cabeça menor do que a média para a sua idade e sexo).
Por outro lado, a febre Chikungunya pode causar sequelas como dores crônicas nas juntas por longo período de tempo. Para estabelecer se o paciente está com Zika, Dengue ou Chikungunya, além de examinar os sintomas, o médico pode solicitar exames para confirmar o diagnóstico. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir!
Dengue
A dengue é uma doença viral transmitida por mosquito que se espalha mais rapidamente no mundo e dissemina-se especialmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus. Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus.
Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um deles gera imunidade. Não há transmissão da mulher grávida para o feto, e a infecção pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave.
Quais são os sintomas da dengue?
Entre os sintomas da dengue, incluem-se:
- Manchas vermelhas no corpo
- Dor de cabeça
- Falta de apetite
- Mal estar
- Febre alta
- Vômitos persistentes
- Sangramento de mucosa ou outra hemorragia
- Aumento progressivo do hematócrito
- Queda abrupta das plaquetas
- Dores musculares intensas
- Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome
- Dor ao movimentar os olhos
Qual é o tratamento da dengue?
O tratamento da dengue é bem simples:
- Fazer repouso
- Ingerir bastante líquido
- Hidratação por via oral ou intravenosa
Zika vírus
Um pouco diferente da dengue, o Zika vírus provoca o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia.
Quais são os sintomas do Zika vírus?
Alguns dos sintomas mais comuns são:
- Manchas vermelhas em todo o corpo com muita coceira depois de alguns dias
- Mialgia e dor de cabeça
- Dores pelo corpo e nas juntas
- Febre baixa
- Conjuntivite
Como é o tratamento?
O tratamento do Zika vírus, assim como o da dengue, não é algo muito complexo. Porém, ele envolve o uso de analgésicos e antitérmicos.
Chikungunya
Em se tratando de Chikungunya, a dor articular está presente em 70% a 100% dos casos, é intensa e afeta principalmente pés e mãos (geralmente tornozelos e pulsos).
O nome significa aqueles que se dobram em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. A palavra refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
Mães com Febre de Chikungunya no período perinatal podem transmitir o vírus aos nascidos por via vertical, com taxa de transmissão de até 85%, ocasionando formas graves em cerca de 90% dos neonatos
Sintomas da Chikungunya
Depois de saber os sintomas da dengue e do Zika vírus, vamos aos da Chikungunya:
- Manchas vermelhas ou dores pelo corpo
- Dores pelo corpo e nas juntas (joelhos, cotovelos, tornozelos)
- Mal estar
- Dor de cabeça
- Febre
E o tratamento?
Assim como no Zika vírus, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar febre e dores também é recomendado quando uma pessoa é infectada com o Chikungunya.
Elimine o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya
Eliminar o mosquito transmissor destas doenças é fundamental, ainda mais em um país tropical como o Brasil. O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas.
Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.
Os depósitos preferenciais do mosquito para depositar seus ovos são recipientes domiciliares com água parada. Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d’água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros.