Como maior órgão do corpo humano, existem centenas de doenças que afetam a nossa pele. As mais comuns podem ter sintomas semelhantes, por isso é importante entender as possíveis diferenças.
Ao notar algo de diferente é necessário consultar um dermatologista para diagnosticar e tratar qualquer anormalidade. Desta forma não somente sua aparência, mas também seu estilo de vida não irão sofrer mudanças. Existem várias doenças de pele, e algumas podem ser separadas por tipo.
Conheça as principais doenças de pele
Alguns problemas de pele duram por muito tempo, quase toda a vida. Podem começar na infância e se prolongar na idade adulta. Em determinados casos, a condição não é visível e nem sempre está presente, mas costuma piorar em determinados momentos.
Dermatite seborreica
Em bebês, isso é muito comum e provocam manchas oleosas e escamosas da pele, mais comumente no couro cabeludo. É inofensivo e geralmente desaparece por conta própria.
Em adultos, pode surgir em qualquer lugar, tende a se agravar e desaparecer para o resto da vida. A pele afetada fica avermelhada, inchada e parece oleosa. Uma crosta nas cores branca e amarela também nasce na superfície e tratamentos específicos ajudam a aliviar os sintomas.
Toupeira
São tumores comuns na pele e aparecem quando as células se aglomeram com o tecido que as envolve. A maioria das pessoas tem manchas e pode desenvolver outras de vez em quando.
A Toupeira não apresenta sintoma, mas deve ser verificada regularmente se começar a ficar cada vez maior, anormal ou mudar de cor.
Ocorrem normalmente na pele saudável e não representam necessariamente um sinal adiantado da melanoma. Esta doença apresenta assimetria (forma desigual), cor e diâmetro maior de 6 milímetros.
Outros sinais são um dolorido que não cura como o normal, vermelhidão ou inchaço em torno da área e sangramento. Duas são as causas principais do melanoma: exposição à radiação (UV) ultravioleta da luz solar e mutações genéticas.
Rosácea
A rosácea da pele é mais comumente associada à vermelhidão. No entanto, existem subtipos e podem causar diversos sintomas, entre elas, vermelhidão típica, vasos sanguíneos visíveis e rubor; olhos vermelhos, irritados e pálpebras inchadas; erupções que se parecem com acne; pele espessa com textura irregular.
Não há cura conhecida para a rosácea, mas os sintomas podem e devem ser tratados para manter a condição sob controle.
Lúpus
Doença complexa que ataca o sistema imunológico, causando inflamação e dor. Embora o lúpus possa afetar qualquer parte do corpo, os sintomas na pele incluem manchas vermelhas ou formas de anéis na pele, erupções cutâneas semelhantes a queimaduras de sol no nariz e nas bochechas ou erupções cutâneas circulares que não coçam ou doem.
Eles podem ser acompanhados por outros sintomas, como dores de cabeça, febre, fadiga e articulações inchadas, rígidas ou doloridas. O tratamento inclui vários medicamentos projetados para ajudar a minimizar os danos.
Psoríase
Os sintomas geralmente incluem manchas de pele anormais no couro cabeludo, rosto, tronco e membros. A pele afetada é tipicamente vermelha, escamosa e com muita coceira. As áreas afetadas variam em tamanho e gravidade e incluem pústulas e erupção.
Eczema
A condição é comumente encontrada em bebês e crianças pequenas, embora continue na idade adulta também. Os sintomas incluem erupções na face, couro cabeludo, atrás dos cotovelos ou no pescoço, pulsos, tornozelos ou pernas. As erupções cutâneas coçam muito e podem tornar-se acidentadas, mudar de cor ou engrossar.
Vitiligo
É a perda de pigmentação da pele. Manchas brancas na pele são o principal sintoma do vitiligo e aparecem mais comumente em áreas onde a pele é exposta à luz solar. Pessoas com vitiligo geralmente perdem a cor do cabelo cedo também.
Lembrando que a melhor forma de identificar e saber o tratamento de cada doenças de pele é se consultando com um dermatologista. Portanto, a qualquer sinal de problemas na pele, agende uma consulta!