Novembro é um mês de campanha de diversas entidades de saúde direcionadas à sociedade. O foco é a conscientização do público masculino sobre a importância de prevenir-se contra diversas doenças, principalmente o câncer de próstata, seja a prevenção ou diagnóstico precoce. Por isso, recebe a denominação de novembro azul.
Saiba mais sobre essa campanha a seguir.
Como começou o novembro azul?
No período de 1 a 30 de novembro as entidades médicas e órgãos de saúde pública, incentivam o cuidado a saúde dos homens, quanto a prevenção de diversas doenças, principalmente o câncer de próstata.
Esta campanha é mundial e sua origem é na Inglaterra. Começou em 2003 em um pub inglês (casa pública ou bar muito popular), quando um grupo de homens resolveram deixar o bigode crescer para chamar a atenção das pessoas para o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro.
Esta primeira ação chamou a atenção de todos na região. Logo, a Inglaterra se tornou o primeiro país a ter um ‘november’, como é chamada a campanha do novembro azul em inglês. Nos primeiros anos as mulheres usavam uma fita azul na roupa ou um bigode falso, com o objetivo de apontar para a causa.
Qual o foco da campanha do novembro azul?
A ideia principal da campanha novembro azul, é conscientizar os homens, sobre a importância dos cuidados médicos regulares na prevenção de doenças.
Um dos grandes problemas é que as pessoas do sexo masculino não vão ao médico rotineiramente para exames. Vão apenas quando há sintomas.
Por preconceito social, muitos homens se negam a fazer o exame de próstata, tendo em vista o polêmico ‘toque retal’ para detectar tumores e anormalidades na próstata.
Esta combinação de fatores, acaba tornando o câncer de próstata detectável apenas em estágio grave. Por este motivo ela é a segunda maior causa de morte entre os homens.
Outros focos da novembro azul são:
- Explicar o que é como cuidar do câncer de próstata;
- Tentar modificar o preconceito diante do exame do toque;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Estimular a mudança de hábito entre os homens para prevenção de doenças;
- Cuidados com doenças cardíacas silenciosas;
- Incentivá-los a ir mais ao médico, não apenas quando os sintomas surgirem.
Como o novembro azul é celebrado no Brasil
No Brasil, a campanha começou com o Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, em 2008. Hoje somam-se mais de 2.500 ações ano a ano em todo o país, focadas no cuidado à saúde masculina.
As ações são diversas, desde divulgações em veículos de comunicação a serviços gratuitos. Onde muitas entidades oferecem consultas médicas e serviços básicos para os homens, como aferir a pressão e a medição de glicose, por exemplo.
Contudo, as campanhas na mídia, são as grandes responsáveis por conscientização e um resultado real. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se uma queda de mais de 7% das mortes por câncer de próstata a cada ano após o surgimento das ações para o novembro azul.