Telemedicina é o atendimento sem médico presencial. O profissional de saúde pode estar até mesmo em outro país, sendo a consulta possível com o auxílio da telemedicina. Este tipo de serviço pode ser de grande vantagem e diferencial, tanto para pacientes como para médicos. Saiba mais a seguir.
Denomina-se telemedicina, o serviço de atendimento médico através de dispositivos de uso remoto, seja por telefone, via internet e por meio de sites e aplicativos. Por exemplo, uma consulta através de uma chamada em vídeo.
Apesar de muitos brasileiros conhecerem somente agora, a telemedicina não é recente. Os médicos a utilizam há muito tempo, seja para auxiliar procedimentos ou ensinar à distância.
Por exemplo: quando um médico não pode realizar uma cirurgia pessoalmente, ele pode auxiliar analisando em chamada de vídeo. Isso não é apenas possível, como muito comum em hospitais.
Para os pacientes, a telemedicina é uma forma de obter atendimento médico especializado sem sair de casa. Ele pode se conectar no seu computador, tablet ou smartphone, por exemplo, e conversar com um profissional da área médica, como se estivesse no consultório.
No Brasil, os serviços ainda estão em desenvolvimento, mas teve um enorme crescimento após o surgimento da pandemia da COVID-19. A necessidade do distanciamento social fez crescer a procura por atendimento remoto, deixando os serviços da telemedicina em evidência. Desta forma, muitos permanecem com seus tratamentos sem interrupções.
A atividade da telemedicina para atendimento, já é regulamentada no país e traz diversos benefícios para os pacientes. Listamos apenas alguns:
Os médicos, já fazem uso da troca de conhecimento através da telemedicina, desde o surgimento da transmissão virtual de cirurgias. Esta é uma realidade comum entre os especialistas em hospitais de grande porte.
Por exemplo: um médico pode ensinar do seu consultório em outro país, um colega de profissão em um determinado procedimento durante uma cirurgia .
No Afeganistão e em alguns países africanos, a telemedicina é normal e rotineira. Como não há muitos especialistas, aos médicos pedem auxílio por vídeo, para a realização de procedimentos. O atendimento pode prosseguir em casa com o acompanhamento virtual.
No dia a dia a telemedicina traz várias vantagens para o médico clínico, entre elas:
Hoje, a telemedicina, é regulamentada em diversos países e possui apoio da Organização Mundial de Saúde. A atividade também é regularizada no Brasil e fiscalizada através do Conselho Federal de Medicina.
Mesmo assim, há muito que esperar da telemedicina no Brasil. Já evoluímos bastante com os satélites de comunicação, e possivelmente, a dependência da internet deve ser superada muito em breve. Teremos então, atendimento de qualidade, com médicos em lugares remotos do mundo, tornando o acesso à saúde ao alcance de todos.