fbpx

Quer novos pacientes na sua clínica?

Hoje falaremos mais sobre a Colite Ulcerativa, uma doença que atinge o intestino grosso, podendo se estender do reto até outras extremidades.

Se você deseja entender mais sobre essa condição, e como ela atua em nosso corpo, acompanhe o post!

O que é colite ulcerativa?

Colite ulcerativa, que também pode ser conhecida como retocolite ulcerativa, é uma doença gerada exclusivamente no intestino grosso, mais especificamente no reto e no cólon, causando uma inflamação passível de úlceras, podendo ser crônica.

A doença atinge a mucosa do intestino grosso, se estendendo por outras regiões. É bastante importante ressaltar que a colite ulcerativa é determinada pelo seu tamanho, portanto, quanto maior ela for, mais grave sua condição.

A identificação dessa condição, pode ser dada pelos sintomas. Os mesmos estão interligados ao funcionamento do intestino do paciente, podendo variar os sinais que o mesmo apresenta. 

Ainda que muitas pessoas achem que as dores são apenas internas, existem casos de sintomas externos, como caroços avermelhados nos braços ou nas pernas.

Algumas pessoas, por exemplo, também podem apresentar sinais de variações no fígado. 

Por esses motivos, um exame médico é muito importante!

Sintomas de colite ulcerativa

causas e sintomas da colite ulcerativa
Saiba quais são as causas e sintomas da colite ulcerativa. | Imagem: Pixabay

Tratando dos sintomas, alguns deles podem representar ao surgimento de úlceras no intestino, veja só:

Para consultar os sintomas e se certificar da condição, o paciente deverá passar com um gastroenterologista, para que o seu diagnóstico seja feito, juntamente com os tratamentos indicados. 

De modo geral, o diagnóstico é feito através de uma avaliação minuciosa dos sintomas apresentados, juntamente com os exames de imagem que avaliam o intestino. Os exames mais conhecidos são: colonoscopia, tomografia e retossigmoidoscopia.

Qual é o tratamento para colite ulcerativa?

Infelizmente, colite ulcerativa é uma doença que não tem cura. Ainda assim, é possível eliminar os sintomas e deixar o paciente em um estado mais tranquilo, como por exemplo, eliminar as diarréias recorrentes.

Para isso, é necessário um tratamento específico de determinados medicamentos, que no caso são indicados pelo médico. Em alguns casos, o paciente também poderá reformular toda a dieta, visando a proteção e melhora do intestino. 

Alguns itens podem ser eliminados durante o tratamento: leite e outras bebidas fermentadas, como vinho ou cerveja. Temperos e alimentos picantes também devem ser dispensados do cardápio.

Ao mesmo tempo, também existem procedimentos que retiram o cólon para a inserção de uma bolsa no local. Entretanto, esta opção serve para casos mais extremos.

Possíveis causas

Ainda não há uma definição exata para a colite ulcerativa. O embasamento mais utilizado, é de que alguns agentes responsáveis pela defesa do organismo acabam atacando as células e a parede do intestino, dando origem a esta condição.

Quais pessoas são mais atingidas?

A colite ulcerativa é recorrente em pessoas na faixa etária de 15, 30 até 50 anos de idade. Além disso, a mesma também pode ser diagnosticada em pessoas que possuem má alimentação de modo intenso, podendo agravar a situação das úlceras e dos sintomas.

Conclusão

Se este post foi útil para você, não deixe de compartilhar com alguém que possua essa doença ou deseja realizar um tratamento.

Para ficar por dentro de mais informações como essas, continue nos acompanhando por aqui!

Até a próxima.